sábado, 20 de junho de 2009

Se este fosse o teu último dia de vida...


Em memória a um amigo meu: J.Martins (falecido a 20 de Junho de 2007)

Amigo, aqui eternamente deixo a minha mensagem de vida: vive como se do teu último dia de vida se tratasse.

O JM faleceu da forma que nunca ninguém imagina. Ainda sem ter chegado aos 30 anos, realizava a sua aula de RPM (uma das suas paixões) e, já no final (entre as 8.10h-8.15h) saiu da sua bicicleta, cambaleou até à porta de saída do estúdio, passando por todos os que se encontravam naquela aula, desfalecendo e vindo a cair no chão.. 2 minutos depois entrei no local e deparei-me com todo aquele cenário...Eu e todos os que comigo estavam, viveram horas de angústia em apenas alguns segundos.

A impotência da nossa parte era tão grande, que nos deparámos somente a assistir às suas sucessivas tentativas de reanimação. E ele ali partiu...rodeado de todos os que por ele nutriam um grande carinho. Ficou durante horas, dias, o silêncio… o sofrimento de quem tudo assistiu e nada pôde fazer para salvá-lo.

Dia 20 de Junho de 2007 ficará para sempre marcado na minha memória, não como um momento para recordar e sofrer com a sua perda, mas sim como um sinal de alerta de que a vida é para ser vivida todos os dias. Que a vida é para ser saboreada e partilhada, com aqueles que para nós são pessoas verdadeiramente especiais. Que a vida é para ser vivida todos os dias, como se do último dia se tratasse. Todos os segundos contam e não existe uma segunda oportunidade.

Obrigado JM e até sempre...

domingo, 14 de junho de 2009

Há pessoas cujas suas palavras nos beijam...

A vida constantemente me surpreende...Ao ponto de me levar a falar sobre algo tão sensível...
Falo daquilo que nos define como pessoas: o sentimento.
Alegria, tristeza, dor, saudade, amizade, paixão, amor... Tudo isto que diariamente e, ao longo do tempo, nos vai construindo enquanto pessoas que somos...
Há dias atrás a vida permitiu-me reflectir sobre o quanto é frágil o sentimento.. belo, mas frágil. Fez-me perceber que de um momento para o outro, ao nosso redor circulam sempre pessoas especiais que despertam em nós o que de belo mais temos... que nos tocam no coração e cujas suas palavras nos beijam. E é isto que me apaixona na vida: a capacidade que ela tem de transformar tudo de um momento para o outro e sem se quer termos controle nisso, porque trata-se de ... sentir. E sentir nós não conseguimos controlar. Sentimos e pronto... A ti te devo esta maravilha. Obrigado por existires na minha vida... :)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Uma experiência única

Este foi o desafio mais recente da minha vida :). Digamos que um dia acordei e percebi que estava na altura de realizar uma actividade outdoor e... assim foi. Parti para a aventura! Através da Escola de Surf Inês Tralha tive uma experiência única de surf e descubri que tudo tem a ver comigo. Ao final do dia, com um fantástico pôr-do-sol, ai estava eu e o mar... a minha 2ª paixão.

Um especial agradecimento


A ti Laura Thiawe te agradeço por teres sido a fonte inspiradora do meu projecto blogue.
Jamais esquecerei a noite tardia no parque de estacionamento do shopping, onde falavamos sobre vários assuntos, entre os quais, a minha necessidade cada vez mais forte de deixar um testumunho ao mundo. Algo que eternamente pudesse ser consultado por todos os que desejassem e, com isso, pudessem rir, chorar, reflectir, agir, enfim que das minhas histórias algo pudessem retirar para o seu processo de desenvolvimento pessoal.

Fui para casa a reflectir sobre esta nossa conversa e descubri. Era um blogue a ferramenta certa para poder com o mundo partilhar as minhas histórias, visões e acima de tudo o que mais me realiza enquanto pessoa: viajar!
Assim foi.. aqui está o início de uma aventura que não sei quando terminará. Mas espero que seja um espaço onde quem queira participar possa daqui levar algo que valorizará um pouco mais a sua vida :)

Obrigado Laura. Para sempre estarás no meu coração :)

Viagem de sonho que não se concretizou..



Nova Iorque 7 de Março de 2009 - não aconteceu..
Sempre me questionei pela paixão que tenho sobre esta cidade :) Sem a conhecer, sempre me identifiquei em pleno com ela e até mesmo consigo imaginar a viver em Nova Iorque. Desde sempre. Cidade das oportunidades, que não dorme, que proporciona em qualquer hora do dia uma experiência única (pela diversidade que coisas que tem para fazer e visitar). O jazz prevalece na minha lista de prioridades. Ir a Nova Iorque e não conhecer os subúrbios famosos onde em cada esquina encontramos um bar de jazz com artistas famosos, sem isto não faz sentido ir a Nova Iorque :)

Mas curiosamente o que sempre me fez sorrir sempre que penso nesta cidade, foi aquela simples sensação de andar nas ruas de sobretudo, cachecol, e luvas bem quentinha e copo de café na mão com um frio tremendo por todo o lado. E simplesmente circulando naquelas ruas, olhando e apreciando as dinâmicas que se avistam. Cidade, ao contrário do que muitos pensam, repleta de história passada e recente. Com muito para conhecer.
Quero muito viver esta experiência e encontra-se na minha lista de viagens prioritárias. Só espero que desta vez nenhuma doença me derrube, tal como o fez no passado recente.. :)
À Ana Sofia, minha amiga, peço desculpas, pelo facto de não ter também concretizado este sonho. Estava comigo nessa altura. Obrigado Ana pelo teu apoio e compreensão. :)

Férias não programadas


Engraçado... pela primeira vez na minha vida, conscientemente, deparei-me com 15 dias de férias sem terem sido programadas.
Para que melhor entendam esta minha partilha, tudo na minha pessoa sempre foi fruto de uma prévia planificação, organização e, finalmente, implementação. Sou assim no trabalho, na minha vida pessoal (social, familiar e na relação a dois). Não sei se é errado ou não ser da forma como sou, contudo, sempre o fiz e sempre me senti confortável, até que um destes dias lancei o desafio a mim própria: férias sem destino! Ao acaso. Que reine o imprevisto :)

Foi um misto de sensações, emoções, etc. Primeiro a ideia fantástica de recuperar forças depois de um período profissional desgastante. Não ter que acordar a horas, não ter que cumprir com agenda, simplesmente não fazer nada pareceu-me muito bem.. Descanso e praia. Felizmente tenho o privilégio de ter praia muito próximo. Horas a fio numa esplanada ou na praia simplesmente apreciando a beleza do local (baleal a minha praia de eleição desde dos meus 5 anos de idade), actualizando leituras (todos aqueles livros que permanecem na nossa mesa de cabeceira à espera de serem lidos).
Enfim, de repente 3, 4 dias passam e os amigos (com os quais dificilmente consigo conjugar férias :) lá vão dando notícias e desafiando para um jantar, para um café, para uma ida à praia. Tudo com o simples objectivo de colocar a conversa de meses em dia. Sim, porque não há tempo...nunca há tempo suficiente para realmente nos dedicarmos ao que verdadeiramente é importante: os nossos amigos e família. E aqui neste período de férias não programado descobrimos que podemos correr o risco de alguns dos nossos amigos terem ficado cansados de tanto esperar pela nossa disponibilidade... Bom e aqui entra, nas férias não programadas, algo que não sei se estamos preparados para gerir: a constatação de que alguns dos nossos amigos tendem a seguir os seus caminhos e nós nem demos por isso este tempo todo.
Gaita! Mais valia as férias programadas, assim existiria um motivo para estar longe mas mesmo assim perto de quem mais gostamos... Iriam compreender. E agora? Sinceramente não sei o que vos diga, pois ainda acredito que quem fica até ao fim, e na sua agenda tem tempo para as férias não programadas do seu amigo, esse sim, será aquele que vai permanecer. Quanto ao resto, as minhas sinceras desculpas pela péssima amiga que fui. Só em férias percebi que durante algo tempo estive muito longe :) No entanto adoro-vos na mesma! Farão para sempre parte do meu ser. E sim, estarei muito mais atenta e a partir de agora as minha férias terão sempre uma componente não programada :) Até porque o factor surpresa acorda todos os dias ao nosso lado! Nunca sabemos como vai ser o nosso dia :)